13.2.09

Impostos à Dinamarquesa, parte 2

Ora, após o contrato da FCT me ter chegado às mãos, chegou a hora de ir ao belo serviço de impostos dinamarquês, o SKAT (nota: skat em dinamarquês também significa 'querida'), munido de variada documentação e uma vontade inabalável de resolver a minha situação de uma vez por todas.

Após uma pequena espera, lá entrei no gabinete de atendimento onde fui recebido por uma senhora a quem, a partir de agora, me irei referir como Velhota Simpática. A Velhota Simpática não era, obviamente, muito fluente em inglês. Após eu ter explicado lenta e detalhadamente a minha situação durante uns bons 15 minutos, a Velhota Simpática entrou numa espécie de transe, seguido de um olhar de pânico e pediu-me para esperar enquanto se ausentava.

Depois de uns 10 minutos a olhar para o tecto, a Velhota Simpática volta, desta feita acompanhada de um homem a quem me irei referir como O Tipo. Ora, O Tipo vinha munido de um livro cheio de leis e coisas afins e pediu-me para recapitular o que havia dito à Velhota Simpática. Desbobino de novo a cassete, enquanto O Tipo folheia o livro de leis à procura de acordos de taxação entre a Dinamarca e Portugal. Quando menciono o tal, célebre, artigo 20, O Tipo tem um momento de clarividência e abandona a mesa, voltando pouco depois com um novo livro de leis.

Ora neste novo livro, O Tipo encontra o tal artigo 20 que diz respeito à taxação de estudantes que se tenham deslocado para a Dinamarca unicamente para efeitos de estudo durante um período não superior a 3 anos. Ora, ora, parece mesmo o meu caso. Após confirmar alguns factos, como a duração da bolsa e a procedência da mesma, O Tipo garante-me que sou tax-free. Escusado será dizer que fiquei bastante feliz com o desenrolar do acontecimento. Para terminar, O Tipo aconselha-me a pedir uma resposta vinculativa pela internet ao SKAT, que servirá como declaração da minha isenção de impostos. Que custa 300 coroas. 45 euros. Por um papel. Via internet.

Enfim!

1 comentário:

Sónia Martins disse...

Se fosse em Portugal ainda te diria que O Tipo vai meter os 45€ ao bolso... mas sendo assim (pela internet e coisa e tal) e tratando-se da Dinamarca (um desses países nórdicos super evoluídos) provavelmente ainda verás o retorno dos 45€ em algum serviço público como seja o caso de te salvarem de uma doença terminal dessas cuja cura ainda continua por descobrir no resto do mundo.. e tal. Acho que foi a frase mais longa que ja escrevi para dizer nada. lol Faz lá um comentário a isto hã!lol